Viagem Literária-Fahrenheit 451


Bom dia Little Rains!
Como vão? Espero que bem! Após uma longa semana de provas, aqui estou eu novamente! Agora creio ter mais tempo para o blog e para postar :) Para o post de hoje, resolvi trazer a resenha do livro Fahrenheit 451 que li faz pouco tempo. Percebi que não trago resenhas de livros desde Setembro do ano passado e ainda tem muitos livros pra resenhar aqui! Mas vou trazendo aos poucos. Curiosos?

Viagem Literária-Fahrenheit 451


Título do livro: Fahrenheit 451
Autor (a): Ray Bradbury
Número de páginas: 215
Editora: Globo

Sinopse: Fahrenheit 451 é uma obra política e distópica escrita após o término da Segunda Guerra Mundial. A história se passa em um  futuro próximo onde há um Estado totalitário, e a leitura de livros passa a ser algo extremamente proibido, fazendo com que os bombeiros passem a incendiar locais onde se acham a presença destes. A diversão da população são as telas, espécies de televisões gigantes que são uma forma de controlá-las, com milhares de opções de entretenimento. Guy Montag, que era bombeiro, fazia seu trabalho sem discutir e vivia como todas as outras pessoas. Porém, após conhecer uma garota um tanto estranha chamada Clarisse (que sumiu misteriosamente), e após um incidente em que uma senhora preferiu ser queimada junto com seus livros, a ficar sem eles, Montag passa a se questionar tudo que está acontecendo e o que há nesses livros que ameaçam tanto a população. 


Conheci o livro através de Gilmore Girls e desde que li a sinopse, fiquei louca para lê-lo, principalmente por ser uma distopia e por eu amar esse gênero. Clarisse é a nova vizinha de Montag, que no princípio a acha um pouco estranha por sua mania de observação e de questionar sobre tudo, principalmente sobre seu trabalho de bombeiro. Já sua esposa Mildred, vivia em frente as telas conversando com sua família virtual e nem se dava conta do que estava acontecendo ao redor do mundo. O incidente da senhora, e após conhecer um antigo professor chamado Faber e receber sua ajuda, Montag resolve tentar descobrir o que há nesses livros e como pode mudar tudo isso, porém o seu plano não fica encoberto por muito tempo e isso não agrada nada Beatty, o chefe dos bombeiros..



O livro traz uma crítica muito grande. Os livros em si são fontes de conhecimento, nos fazem pensar, questionar, criar opiniões e por isso são considerados armas nessa distopia. O objetivo era deixar as pessoas "cegas", sem conhecimento e que apenas aceitassem tudo. Esse era o caso de Mildred, uma mulher vazia.. totalmente vazia e de tantas outras pessoas que viviam na cidade. Eu amei o livro! A maneira como a história é contada, totalmente atual, a crítica ao sistema, a referência a diversos livros e o desfecho em si da história, que posso até definir como aberto, possibilitando que imaginemos o que acontece depois. Se tornou um dos meus livros favoritos e acredito que todos deveriam lê-lo. Ele é divido em três partes, as páginas são amareladas e ainda conta no final, com um comentário crítico do próprio autor, que faleceu recentemente em 2012.

Notinha: 4 estrelas!

Espero que tenham gostado! Um beijo e até a próxima ♥

10 comentários

  1. Por acaso fiquei curiosa com este menino :)

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro muito bom! Recomendo muito :D

      Excluir
  2. Adorei sua resenha. Me despertou até uma curiosidade grande de ler.
    Ps: Que layout de Bela e a fera mais beautiful.
    Beijos♡
    http://noitecer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Geórgia! É um livro muito bom :D Fico feliz em ver que gostou do layout!

      Excluir
  3. Olá Laura aqui estou eu de novo. A minha semana de provas também passou. Eu gosto de conhecer livros novos, e esse parece interessante. Eu realmente acho que os livros são fonte de conhecimento mesmo, pois acabam ensinando coisas e nos levando a pensar. Vou ver se acho esse livro por aí, parece bom. Gostei do post <33

    Snack Cheese | Porquinhos fofinhos. (っゝω・)っ~☆v i s i t e - n o s☆

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Yuka! Bom te ver aqui novamente haha :) Também curto muito conhecer novos livros. Sim, eu também acho! Através deles nós criamos nossas próprias opiniões, tiramos nossas conclusões sobre o mundo e ficamos mais antenados kk. Sim, procure! Eu gostei bastante ;) fico feliz em saber!

      Excluir
  4. Não conhecia, mas vou tomar nota!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  5. Hellou Laura, sabe que esse assunto que este livro aborta me interessa muito? A história dessa senhora me deixou curiosa, aliás também gosto muito desse genero!

    yeah-dreamhigh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celli! Também me interessei bastante! Amo distopias, e esse livro é maravilhoso e bem atual :)

      Excluir

Olá! Obrigada por acessar o September Rains, fico feliz em ver que quer deixar um comentário, só peço que:
-Não use palavrões e palavras baixas,
-Não arrume briga com outros usuários,
-Se for para fazer uma crítica, que você seja gentil e que ela seja construtiva,
-Leia o post antes de comentar, ok?
Seguiu todas as regras? Ótimo! Agora pode comentar! Não se esqueça de deixar o link do seu blog, para que eu possa visitá-lo depois.