27.6.15

Vale A Pena Conhecer o Museu da Língua Portuguesa!

Boa Tarde Little Rains! 
No mês passado, tive a oportunidade de conhecer o Museu da Língua Portuguesa, que fica em São Paulo. E nesse post, resolvi mostrar para vocês um pouquinho dele e as atrações que eu vi. Para quem mora ou vai vir visitar a cidade, é um local que vale muito a pena conhecer nessas férias. Eu por exemplo, pretendo voltar lá mais uma vez. Então vamos ao post! Curiosos?

Vale A Pena Conhecer o Museu da Língua Portuguesa!

Tirei essa foto da fachada logo quando cheguei. Só de olhar o prédio, já da vontade de conhecer, não é mesmo? Ele foi criado no século XIX e está localizado na Estação da Luz. Ele é enorme! Essa outra foto, é na entrada do museu. Achei esse teto bem diferente e por isso resolvi fotografar.

Pegamos um elevador e chegamos no segundo andar do Museu. A primeira coisa que vimos, foi a Grande Galeria, que é uma tela de 106m de extensão onde são projetados vários vídeos que falam sobre a Língua Portuguesa no cotidiano, em forma de música, de poemas e etc. Não fotografei, porque se trata de uma sala escura, onde a única luz que se vê é a luz da tela (e isso ia fazer com que o flash ligasse). O Museu é bem interativo e esse foi um dos pontos que mais gostei.

Depois, logo em frente á tela, havia uma sala. Nela tinham várias atrações, entre elas, havia uns computadores touch com várias palavras, que ao serem clicadas, eram mostradas a origem delas e os seus respectivos significados. Havia também uma enorme linha do tempo, que contava toda a história da Língua Portuguesa, muito antes de os portugueses chegarem ao Brasil.


Logo depois, fomos direcionados a uma sala (chamada de Auditório), para assistir um vídeo sobre a Língua Portuguesa (tipo cinema, sabe?). Ao acabar o vídeo, a tela onde ele esta sendo exibido, virou e abriu para uma outra sala. Nessa segunda sala (Praça da Língua), estava tudo escuro e eram projetadas diversas imagens no teto, ao mesmo tempo que vozes citando poemas e poesias, ecoavam na sala. Foi a atração que mais gostei! As imagens tinham a ver com os poemas, e enquanto eles eram projetados, nós ficávamos sentados assistindo. Assim que acabou, as imagens apagaram e o chão acendeu com vários poemas e poesias. Consegui fotografar esse aqui:

 Assim que saímos de lá, fomos ao Beco das Palavras, que é super legal também! Trata-se de uma sala escura e interativa, com várias mesas azuis. O objetivo dela, é fazer com que o visitante, brinque com a combinação de palavras, já que nessas mesas há várias sílabas separadas e através da sombra das mãos, você tem que ligar uma sílaba a outra para formar diferentes palavras. Quando uma palavra é formada, a mesa mostra o significado, a origem e várias outras curiosidades legais sobre ela. 

Além dessas atrações,  muitas exposições temporárias vão para lá, então vale a pena conferir de vez em quando, quando a próxima vai chegar. O horário de funcionamento é das 10h às 18h e a bilheteria fecha às 17h. Aberto das terças à domingo. O ingresso é R$6,00 para o público em geral e R$3,00 para estudantes com documento de identidade e carteira de estudante do ano, pessoas com 60 anos ou mais e aposentados mediante a apresentação de documento que comprobatório. Aos sábados, é gratuito para todos os visitantes. Para essas e outras informações, acesse: http://www.museudalinguaportuguesa.org.br

17 comentários

  1. Eu visitei o museu ano passado e também gostei muito! A ¨Praça da Língua¨ é realmente muito interativa (foi minha parte favorita do passeio ><) e o ¨Beco das Palavras¨ também é muito divertido, por mais que tenhamos ficado pouco lá :).
    Até logo ☯ || unicorns-of-wonderland.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é super legal, não? Achei a mais legal também! O Beco das Palavras é super divertido, também fiquei pouco tempo. Dá vontade de ficar horas por lá :)

      Excluir
  2. Desculpe avisar agora, mas eu deixei um comentário na página de afiliações e você ainda não respondeu. Pode verificar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha me lembrado disso antes mesmo de ler seu comentário :O Perdão, acabei de ler e responder. Já está na elite :)

      Excluir
  3. Eu nunca fui nesse museu. Mas assim que eu for a São Paulo eu quero visitar :)
    Obrigada por comentar no meu blog!

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah visite sim! É um tipo de passeio que vale muito a pena :D

      Excluir
  4. Ah, eu fui no museu da Língua Portuguesa quando eu estava na sétima série. Foi bem legal, na época (2009), o touch screen ainda era uma novidade, todo mundo queria ficar brincado nas telas o tempo inteiro. Vale a pena mesmo, apesar de que achei pequeno.♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha sério? Puxa deve ter sido bem legal, já que hoje o touch screen não é tão novidade assim :) Haha imagino! Poxa, sério? Eu achei bem grande, pode ser que tenham mudado algumas coisas de 2009 pra cá.

      Excluir
    2. Devem ter aumentado néh.♥

      Excluir
  5. amei o blog e o post

    Adolescente Nerd // Oficial [] 彡

    ResponderExcluir
  6. Parece ser mesmo bem legal e interessante :)
    Ah, acabei de conhecer seu blog, e adorei ele :3 Já estou seguindo, poderia seguir meu blog também? link: http://mycandyworld-byluana.blogspot.com.br/
    Obrigada desde já!
    Kiss ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é! Vale muito a pena. Que bom que gostou! Claro, irei seguir sim :D

      Excluir
  7. Postagem maravilhosa amei as suas dicas,
    blog maravilhoso seguindo, tenha uma semana abençoada
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=eNNlFtDc1-o
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. eu moro em São Paulo há quase 5 anos e acredita que nunca fui visitar esse museu? na verdade, a maioria dos pontos turísticos da cidade, eu ainda não conheço, hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, sério? Bom, nessas férias você já tem vários locais para conhecer :D O museu é um deles e vale muito a pena!

      Excluir

Olá! Obrigada por acessar o September Rains, fico feliz em ver que quer deixar um comentário, só peço que:
-Não use palavrões e palavras baixas,
-Não arrume briga com outros usuários,
-Se for para fazer uma crítica, que você seja gentil e que ela seja construtiva,
-Leia o post antes de comentar, ok?
Seguiu todas as regras? Ótimo! Agora pode comentar! Não se esqueça de deixar o link do seu blog, para que eu possa visitá-lo depois.