16.12.14

#EspecialDeNatal Guia da Curiosidade-Como Surgiu o Amigo Secreto e As Brincadeiras Parecidas

         
                                                             Bom Dia Presentinhos!
Tudo certo? Espero que sim! Fiquei feliz em saber que gostaram dos icons e a partir de agora vou trazer muito mais goodies aqui pro blog, já que é uma coisa muito útil. Mas enfim, vocês estão gostando do especial de natal? Espero que sim, eu estou amando trazê-lo aqui para o blog e mostrar um pouco mais sobre o natal e curiosidades sobre ele. Ah gente, falem a verdade, essa ilustração não é muito fofa? Eu amei essa foto huehuehuehue. Não tenho mais o que falar aqui, então vamos ao próximo parágrafo onde é o post. Curiosos?


Bom para o post de hoje eu trouxe a tag Guia da Curiosidade e hoje eu vou falar sobre o amigo secreto. Como ele surgiu e as brincadeiras que se originaram a partir dele. Espero que vocês gostem! Ah e eu quero saber uma coisa: Como que se chama o amigo secreto na região onde você mora? Aqui chamamos de amigo secreto mesmo. Até a próxima! Beijos da Britty :*

                                                   Como Surgiu o Amigo Secreto?

                            Gift 🎁👌
Também conhecido como "amigo oculto", "amigo x", entre outros nomes, é uma brincadeira popular que normalmente é realizada no natal. Consiste em tirar o nome de um amigo e não contar a ninguém, e no dia marcado, através de dicas tem que fazer os outros descobrirem quem é a pessoa que você tirou e você tem que dar um presente a ela. Acredita-se que a brincadeira venha dos povos nórdicos. Amigo secreto - Um ritual nórdico, onde eles esperavam o amanhecer para trocar presentes. A brincadeira se popularizou no ano de 1929, em plena depressão onde não tinha dinheiro para comprar presentes para todos se fazia a brincadeira para que todos pudessem sair com presentes.

                                                           Brincadeiras Parecidas

               
Além do amigo secreto, existem outras brincadeiras parecidas, onde o que se diferencia é o conteúdo do presente:
                                                           Amigo Chocolate 
Tendo ficado bastante popular ultimamente, a brincadeira consiste em presentear os amigos apenas com chocolate. Pode ser realizado na época de Páscoa também.

                                                             Amigo da Onça 

O "amigo da onça" ou inimigo oculto ficou comum principalmente entre colegas de trabalho. Como já diz o nome, no amigo da onça, não se dá presentes, faz-se apenas brincadeiras para aquela pessoa que foi sorteada, dando a ela algo que ela não goste, ou tem de se dar um presente sem utilidade nenhuma para seu sorteado. Assim como eu, tem alguém aqui que também não conhecia esse? 


                                                             Amigo Caneca 

Existe também o "amigo caneca", comum no começo do ano, no qual cada um dá uma caneca que lembre a pessoa sorteada.

                                                         Amigo secreto chinês

Nessa proposta secreto é o presente e não o amigo. Estipula-se um valor para o presente e cada participante compra um presente, sempre tendo em mente que ele pode vir a ficar com o presente ao final. O presente deve estar embrulhado de forma a impedir que os participantes saibam o conteúdo da embalagem. Para iniciar o jogo sorteiam-se números para cada um dos participantes. Por exemplo, se 15 pessoas estiverem participando, números de 1 a 15 serão distribuídos para os participantes. Aquele que sortear o número 1 será o primeiro a pegar algum dos presentes. O número 2 terá o direito de pegar o presente da mesa ou "roubar" o presente do número 1. Caso isso aconteça, o primeiro terá o direito de escolher outro presente da mesa. E assim vai seguindo: o terceiro pode escolher o presente do primeiro ou do segundo ou o da mesa. O jogo termina quando o último número (nesse caso, o 15) escolhe o presente da mesa ou, se preferir roubar de alguns dos participantes, escolhe o presente de qualquer um dos números. Nesse caso, o último azarado será obrigado a pegar o presente da mesa, não importa qual for. Uma regra importante: cada pessoa poderá trocar o presente somente uma vez. Essa versão também é conhecida como "Desapego", "Amigo Urso" ou "Amigo Anchita".

                                                   Amigo Secreto "Elefante Branco"

É uma variante do Amigo Secreto Chinês. Estipula-se um valor mínimo e um máximo para o presente (ou não), e este deve ser embrulhado em alguma embalagem que não seja possível saber qual o conteúdo. Todos os presentes são deixados à mostra (na mesa, no chão, etc) e é escolhida uma pessoa para começar.
A pessoa escolhida vai até o lugar onde os presentes estão expostos e pega um qualquer, com a proibição de pegar o próprio presente. Com o presente em mãos, a pessoa sorteia o amigo secreto na hora e dá dicas para os outros participantes adivinharem. O ponto forte do Elefante Branco é que ninguém sabe, até certo ponto, o que está dando e para quem. É tudo definido só na última hora. É feito, geralmente, entre famílias grandes (por causa da variedade maior dos presentes), no Natal ou Ano Novo.

Créditos: www

22 comentários

  1. SIMMM, traga mais goodies.
    Só não conhecia o amigo caneca, mas eu adorei a ideia. Já fiz todos, menos o amigo chinês e eu adoro os jogos.
    www.dai-sies.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha pode deixar que eu trago sim :3
      Também não conhecia e achei super legal. Haha jura? Só participei de amigo secreto e chocolate ^^

      Excluir
  2. nossa bem legal essa curiosidades vc lembra de min a chatinha desculpe mas queria me afilia
    com o seu blog pode ser
    http://entre--adolecente.blogspot.com.br/
    meus momentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que gostou *-* Lembro sim, ah vc não é chata não :3
      Claro aceito sim, já te coloquei na elite

      Excluir
  3. Own, ADORO participar de amigos secretos (quando tenho dinheiro) *-* adorei as curiosidades!
    Parabéns pelo post diferente!

    Beijocas da Saroca! http://interesses-sutis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha eu tbm *O* É uma das melhores coisas do natal. Oba fico feliz em saber que gostou *U*

      Excluir
  4. EU ESTOU AMANDO ESSE ESPECIAL DE NATAL, SÉRIO ♡ Um post melhor que o outro *0*
    Traga mais goodies sim, eu os amei!
    Dessa lista, eu conheço apenas os dois primeiros. Os outros são muuuuito divertidos! Com certeza, meus preferidos foram o da caneca (porque eu amo canecas u.u) e o do elefante (sou muito boa em guardar segredo, mas sempre tem aqueles chatos que revelam ou ficam te pressionando pra contar quem você pegou ¬¬).
    HAHA, ÓTIMA postagem, Britty ♡

    bea ☯ | { Persuadir }

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwwwn eu fico muito feliz em saber *U* Haha trago sim, o presente de vocês de natal vai ser goodies e eu já estou fazendo ele.
      Eu só conhecia esses também e achei os outros super legais. Haha também amo canecas e quero fazer coleção *-* Haha o do elefante é super legal mesmo. Essas pessoas me irritam tipo, é amigo secreto não posso te contar ¬¬' Haha obrigada

      Excluir
  5. Nossa nem imaginava que o motivo da invenção dessa tradição fosse esse, adorei mesmo ficar sabendo, que ótimo post, adorei de verdade!

    Adorei seu blog e já estou seguindo para poder acompanhar sempre!

    Se quiser conhecer o meu blog também e retribuir, só dar uma passadinha no
    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe eu também não e achei super legal *U* Oba fico feliz em saber que gostou do post e do SR :3 Claro vou dar uma passadinha sim ^^

      Excluir
  6. Nossa que legal. Não fazia ideia de como tudo isso havia surgido haha.

    Beijos! | @steffanylopess
    www.soentreamigas15.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Traga mais goodies sim, adorei os icons que você postou anteriormente. Adorei poder saber um pouco mais sobre como surgiu o amigo secreto, na minha escola teve amigo chocolate aushaus é bem legal <3
    http://prettybonjour.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa pode deixar *U* Fico feliz em saber que gostou, é bem interessante né? Ah eu amo amigo chocolate *-* Não teve na minha escola esse ano :/

      Excluir
  8. Não sabia dessas curiosidades, mas adorei. Estou participando de um amigo secreto e amigo de chocolate, haha.

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha oba fico feliz em saber que gostou *U* Esse ano não vou participar de nenhum :/ Mas gosto mais de amigo chocolate haha

      Excluir
  9. Eu só sabia do amigo secreto, todos os outros são novidade pra mim. A postagem ficou muito boa, gostei de saber essas curiosidades.

    sugar-purry.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os outros são super diferentes né? Oba que bom que gostou ♥

      Excluir
  10. Olá amiga! Eu estou adorando o Especial de Natal.
    Eu só sabia mesmo do amigo secreto, os outros eu acho que nem conhecia hahaha

    Beijos.

    dudynhaoliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga! Fico feliz em saber *-* Haha eu só conhecia o amigo secreto e chocolate huehue

      Excluir
  11. Oie.
    Está tudo certo u3u. Obrigada por perguntar.
    Cara, eu sou puro azar nessa brincadeira, na primeira vez que brinquei o meu amigo secreto não foi e na segunda e na terceira ganhei duas blusas horrorosas.
    Queria muito ter sorte.
    Mas é muito divertido brincar.
    Adorei saber sobre.
    http://s-sessaoproibida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá fico feliz em saber que está td bem :3 Haha jura? Como que alguém deixa de ir em um amigo secreto gente?! Ganhar presente ruim faz parte huahua mas o pior é quando vc dá um presente maravilhoso e recebe um lixo huahua
      Tenho certeza que vc ainda vai ganhar algo bom. Oba que bom q gostou

      Excluir

Olá! Obrigada por acessar o September Rains, fico feliz em ver que quer deixar um comentário, só peço que:
-Não use palavrões e palavras baixas,
-Não arrume briga com outros usuários,
-Se for para fazer uma crítica, que você seja gentil e que ela seja construtiva,
-Leia o post antes de comentar, ok?
Seguiu todas as regras? Ótimo! Agora pode comentar! Não se esqueça de deixar o link do seu blog, para que eu possa visitá-lo depois.